Conta de energia elétrica fica mais cara em Votuporanga

Começou a vigorar à partir de ontem (27/08) o  reajuste médio de 10,40% nas tarifas da Elektro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu o aumento na terça-feira (22). Votuporanga e cidades da região atendidas pela Elektro serão afetadas pelo aumento. 

O reajuste tarifário é um processo anual, em que são atualizados custos relacionados à compra de energia (geração e transmissão), tributos e encargos setoriais, sobre os quais as distribuidoras não possuem gerenciamento, ou seja, elas apenas repassam esses custos na tarifa do consumidor. Sobre a parcela que a empresa possui gerenciamento, é feita a reposição da inflação através da atualização pelo IGP-M, sendo que esses custos são revistos a cada quatro anos.

A tarifa de energia elétrica subiu em 2017 por conta, principalmente, do aumento nos custos de transmissão, que sofreram variação de 141% no período considerado.

Impacto

Para os economistas a alta pode causar impacto em produtos e serviços e diminuir ainda mais o poder de compra do trabalhador.

“Esse custo as empresas costumam repassar para os seus produtos, portanto, o consumidor, as famílias que vão comprar esse produto vão ter que pagar um preço um pouquinho mais alto em função do aumento de preços da energia para a indústria”, afirmou o economista Israel Souza.

Para manter as contas em dia, a dica do economista é cortar cada vez mais despesas. “A família tem que se ajustar. Se sobe o gasto com energia, tem que cortar em outra coisa, e vai cortando aquilo de que pode abrir mão com maior facilidade, vamos dizer assim”.

Similar Posts

%d bloggers like this: