Fundada em 18 de abril de 1971, a Casa da Criança de Votuporanga é uma instituição assistencial de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, composta por uma rede multidisciplinar de profissionais e voluntários. A Folha Regional foi conhecer essa instituição que tem como proposta principal o atendimento assistencial às crianças e adolescentes e suas respectivas famílias, dentro da Proteção Social Básica, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada, objetivando a convivência social, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a defesa e a garantia de seus direitos.
A Casa da Criança surgiu da vontade e empenho dos votuporanguenses Walter Eleutério Rodrigues e sua esposa Eneide, que notaram uma grande carência sentida entre pais e mães trabalhadoras: um local onde os seus filhos pudessem ocupar os seus tempos livres, de uma forma divertida e em segurança.
Atualmente, atende uma média de 60 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos. No local desenvolvem atividades socioeducativas, socioesportivas – judô e capoeira- e apoio sociopedagógico. Ainda conta com oficina de dança e música e, neste ano, terão início aulas de informática.
Para a concretização do seu plano de trabalho, a Casa da Criança conta com parceiros como a Secretaria Municipal de Assistência Social (apoio técnico); a Prefeitura Municipal (com a celebração de convênios); o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), com financiamento e apoio; o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para acompanhamento, além dos parceiros Clubes de Serviços.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) também auxilia com a realização de eventos e Banco de Alimentos, com o fornecimento de gêneros alimentícios. A instituição faz parte da rede socioassistencial, com serviços integrados às ações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-SUL) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e escolas municipais e estaduais que as crianças e adolescentes frequentam. Também é parceira da Secretaria Municipal de Esporte, para o desenvolvimento de atividades esportivas.
Para sua manutenção, além destes parceiros, a unidade possui sociocontribuintes que doam recursos tão necessários para o bom atendimento a crianças e adolescentes.
A instituição é constituída por Diretoria Executiva, órgão administrativo e Conselho Fiscal, com atuação fiscalizadora. A frente da presidência está Eliane Baltazar Godoi. Eliane comenta a importância da entidade para a comunidade. “Entendemos que a Casa da Criança, da sua criação até hoje desenvolve, um importante trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes numa proposta de que os atendidos sejam protagonistas de suas histórias e se tornem adultos autônomos e cidadãos do bem. Diariamente atendemos de forma acolhedora, criando e fortalecendo vínculos, buscando oportunizar situações em que o nosso trabalho tenha um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida da criança/adolescente e, consequentemente, de toda a família”, frisou.
O período de matrículas para 2017 terá início no próximo dia 20. A Casa da Criança fica na Av. da Saudade, 1385. Mais informações pelo telefone: (17) 3421-7525.