Congresso vai expor boas práticas de escolas da região

Durante três dias, cerca de 1,2 mil profissionais da educação de 53 cidades da região Noroeste Paulista discutirão o tema “A construção do conhecimento”, no 4º Congresso Internacional de Educação, que será promovido nesta semana, de 19 a 21 de julho, em Votuporanga. Entre as atividades programadas, os participantes conhecerão boas práticas que estão sendo aplicadas em escolas de Cosmorama, Gastão Vidigal Guarani D” e em Votuporanga.

A Secretaria Municipal da Educação de Cosmorama apresentará três exemplos práticos que têm motivado as crianças e os jovens a buscarem novas descobertas, experiências e vivências. “Essas ideias desenvolvidas têm gerado resultados impressionantes, como de estudantes que ganharam bolsas de estudo, pela boa classificação em olimpíadas”, comemorou a secretária da educação, Dione Maribel Lissoni Figueiredo.

Por meio de um projeto desenvolvido no contraturno do ensino fundamental, os alunos são incentivados a construir, descobrir e buscar o novo por meio da pesquisa. Já nas aulas de português, eles confeccionam um dicionário com palavras inventadas, por meio do conhecimento de novas palavras. Já na educação infantil, o “Jogar e só começar” mostra como a brincadeira é essencial para construir os conceitos para essa faixa etária da educação na escola.

“As boas práticas mostram aos outros professores que ideias que saem da sala de aula podem ser levadas para outros horizontes e contribuir na formação do aluno e na construção do conhecimento de toda a região”, reforçou Encarnação Manzano, coordenadora executiva do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo e Secretária da Educação de Votuporanga.

A exposição de banners “Boas Práticas” ficará na Unifev – Cidade Universitária.

O Congresso

O 4º Congresso Internacional de Educação será promovido de 19 a 21 de julho, sendo que as palestras serão no Centro De Eventos Valério Giamatei e as demais atividades na Cidade Universitária da Unifev. Este ano, o tema é “A construção do conhecimento”, que será abordado por diversos especialistas da educação que atuam no Brasil e também em outros países, como Inglaterra. 

A programação inclui exposição de boas práticas, apresentações, minicursos e palestras. Acesse a programação completa em www.congressointereduca.com.br  

O Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista é uma iniciativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista e conta com a colaboração de entidades organizadoras como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), além do apoio educacional da Prefeitura de Votuporanga, Instituto Natura, QEdu, Peabiru, Instituto Airton Senna e British Council e patrocínio da Starb, Fiorilli Softwere e Astra Turismo.

Similar Posts

%d bloggers like this: