Ligue-se a nós
[adrotate group="1"]

Combate aos maus-tratos e proteção animal é tema de palestra ministrada pela Prefeitura

Centro de Proteção da Vida Animal ministra palestra para turma do Projeto “Soldado Mirim”; carinho e respeito aos animais foram assuntos bastante discutidos no evento

Conhecer, avaliar e garantir as condições para satisfação das necessidades básicas dos animais que passam a viver, por diferentes motivos, sob o domínio do homem é o objetivo do Bem-Estar Animal. Este foi o tema principal da palestra ministrada pela Chefe da Divisão da Proteção à Vida Animal, Neide Romani Covre, na sede do Tiro de Guerra 02-088 “Cabo PM Samuel Pereira Batista”, aos 80 alunos do Projeto “Soldado Mirim”. O evento realizado no último sábado (27/10) contou com a presença da primeira-dama do Município e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho. 

Sob o comando do Chefe de Instrução Sargento Heroíto Gomes, as crianças ouviram atentamente as informações passadas durante a aula.

“A iniciativa desse trabalho de disseminar assuntos relacionados ao bem-estar e proteção animal tem o intuito de, através da conscientização das crianças e adolescentes, reduzir cada vez mais o índice de abandono e de maus-tratos aos animais domésticos em nossa cidade”, explicou Mônica. 

Para a palestrante, cada vez mais a comunidade reconhece a importância de zelar pelos animais. O bem-estar animal tem impacto direto na saúde pública e na sustentabilidade do planeta. “As inter-relações entre o Homem, o Animal e o Ambiente são tão importantes que, atualmente, são reconhecidas como Saúde Única. Combater as causas dos maus-tratos e evitar suas consequências para o sofrimento animal é a missão de todos nós, como cidadãos”, esclareceu Neide. 

Desde o início de 2017, a Prefeitura vem implantando uma série de ações no combate aos maus-tratos e a proteção animal. São iniciativas que, antes, nunca tiveram atenção por parte do Poder Público e que, hoje, já estão sendo colocadas em prática pelo programa de proteção à vida animal, implantado no Governo do Prefeito João Dado com criação de Lei Municipal que tem se tornado modelo para muitas cidades do Brasil.

Recanto dos Focinhos

Uma das ações que está em fase de implantação é a construção da sede que irá acolher e abrigar animais denominada de Recanto dos Focinhos. A unidade está sendo erguida em uma área de 28,7 mil m² localizada às margens da Estrada Municipal VTG 342, próxima ao Centro de Zoonoses, no 6º Distrito Empresarial. Todo o projeto, bem como materiais e mão de obra utilizados são da Prefeitura.

A área já conta com um galpão de mais de 700 m² onde estão sendo construídos diversos canis e gatis, uma sala veterinária onde serão realizados os atendimentos médicos, recepção, banheiros, depósito e zeladoria. No total desta primeira etapa, serão construídos cerca de 1.200 m² de área. 

Conheça as 5 Necessidades Fundamentais dos Animais:

1- Livres de Fome e Sede: Água sempre limpa e fresca, na quantidade, qualidade e frequências ideais. Ração e alimentação de boa qualidade, em vasilhas sempre muito, muito limpas. 

2- Livres de Desconforto: Proteção contra o sol, o vento, a chuva, intempéries, temperaturas confortáveis para a espécie, superfícies adequadas para proporcionar conforto. Animais selvagens colocados em recintos pequenos, como gaiolas, por exemplo, não estão exercendo essa liberdade. 

3- Livres de Dor, Sofrimento e Doença: Cuidados com a saúde física do animal. Como? Pela prevenção e tratamento rápido. Vacinas sempre em dia, vermifugação, livre de parasitas, doenças em geral, com orientações e assistência pelo médico veterinário. A saúde do animal tem impacto na saúde dos seres humanos e também no ambiente. Todo cuidado é pouco! 

4- Livres de Medo, Angústia e Estresse:  Condições de vida e tratamento que evitem situações negativas e sofrimentos mentais. Os sentimentos negativos fazem o animal sofrer muito. Atenção, carinho, amor, compreensão e respeito! Sentimentos positivos somente fazem bem. Todos merecem ser tratados com dignidade.   

5- Livres para Expressar seu Comportamento: Espaços e atividades que favoreçam as necessidades comportamentais e sociais do animal, de acordo com o porte e a espécie, essenciais para a sua qualidade de vida e bem-estar. O animal privado dessa liberdade pode apresentar comportamentos anormais, como andar em círculos. Animais em jaulas ou gaiolas ou presos em correntes ficam totalmente privados dessa liberdade. 

Anúncio

Votuporanga

Vereador Emerson Pereira solicita informações sobre como será a retomada de aulas nas escolas municipais e estaduais em Votuporanga

Quais medidas de adaptação estrutural estão sendo tomadas nas instituições de ensino para prevenir o contágio do coronavírus entre outras perguntas foram feitas para as secretarias de Saúde e Educação e Diretoria Regional de Ensino

O vereador Emerson Pereira protocolou requerimentos solicitando informações sobre como será a retomada das aulas presenciais em Votuporanga. Desde março os estudantes estão sem aulas presenciais devido a necessidade do isolamento social em época de pandemia do coronavírus.

“O Governo do Estado de São Paulo está prevendo o retorno das aulas presenciais aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas do Estado e municípios em setembro, e ainda estamos enfrentando uma pandemia”, explicou.

Emerson oficiou as secretarias da Educação e Saúde, por serem responsáveis pelas creches e escolas municipais, e também a Diretoria Regional de Ensino, que coordena as escolas estaduais.

Ele deseja saber: quais as medidas de adaptação estrutural estão sendo tomadas nas instituições de ensino para prevenir o contágio do coronavírus; todas as instituições de ensino receberão tais adequações; há previsão de fornecimento de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para alunos e profissionais dessas instituições; e quais serão os procedimentos para receber alunos e funcionários das instituições de ensino.

“O que estou fazendo nesse momento não é marcar a volta às aulas. Precisamos nos preparar para quando for seguro voltar a nível de saúde pública. Vai depender muito de como a pandemia estará em nossa cidade nas próximas semanas. Nossa tarefa agora é de preparação, de planejamento e é isso que estou pedindo”, disse Emerson.

Emerson solicita que, quando for realmente necessário o retorno dos alunos às escolas, que sejam realizadas testagens periódicas para alunos e profissionais da Educação, adequações estruturais necessárias nas instituições de ensino municipal e estadual, assim como quais práticas serão adotadas.

“Com isso será possível saber quais cuidados estão sendo tomados para garantir a saúde dos estudantes e seus familiares”, encerrou.

Continuar Lendo

Coronavírus

“Laive” Julina arrecada 3 toneladas de alimentos

Amigos de Floreal fizeram o evento em prol da Santa Casa, com muita solidariedade e união

 

Talento, gratidão, amor ao próximo. Assim, uma dupla de Floreal uniu habilidades e a solidariedade em prol da Santa Casa de Votuporanga. Giorge Alef de Grande Marin aproveitou a folga na agenda para fazer o bem, beneficiando milhares de pacientes do Hospital.

Giorge convocou seu parceiro, Ronald Miranda (Ronald Viola), e os amigos Udenilson Barbosa (UB Comunicação), DJ João Pedro Ribeiro, o arquiteto Denner Messias Liosse e Charles Marques (NET BR) para realizar a “Laive” Julina. A apresentação foi no último dia 19 de julho, com 3h30 de duração, com objetivo de arrecadar doações para a Instituição.

Giorge Alef e Ronald Viola animaram toda esta tarde. Os internautas podiam destinar mantimentos para a Santa Casa no decorrer da apresentação. Além disso, houve leilão de uma tábua de carne com uma faca de churrasco. As peças foram arrematadas por R$1.650 e o dinheiro revertido em alimentos para a Santa Casa.

O grupo foi entregar as contribuições para o Hospital nesta semana. Foram destinados para o Serviço de Nutrição e Dietética: 2.852 litros de leite, 120 quilos de arroz, além de oito cestas básicas.

Os organizadores falaram da iniciativa. “Estamos iniciando a carreira juntos, mas sempre ajudamos o próximo. Com essa pandemia perdemos muitos eventos, shows, mas quisemos levar entretenimento e solidariedade para quem precisa. Pensei neste formato de atração e prontamente meus amigos me apoiaram. Em Floreal, não temos instituição de saúde, então os pacientes são encaminhados para Votuporanga”, contou Giorge.

Ele falou de sua relação com o Hospital. “Sofri um acidente de carro em 2018 e precisei da assistência da Santa Casa. Agradeço demais todo atendimento. Meu avô também necessitou de vocês, após um AVC. Poder colaborar com a causa é muito gratificante, ainda mais porque sou testemunha do excelente trabalho”, complementou.

O provedor do Hospital, Luiz Fernando Góes Liévana, agradeceu a iniciativa. “Esta apresentação foi resultado de muita união e talento. Giorge e Ronald, juntamente com os amigos, fizeram acontecer e o resultado foi excelente. Três toneladas de alimentos que irão nos ajudar no fornecimento de 1.700 refeições diárias. Nosso muito obrigado, pela ideia e projeto. A Santa Casa é feita de pessoas solidárias como vocês, que salvam vidas!”, finalizou.

Continuar Lendo

Votuporanga

Santa Casa: doações podem ser feitas pelo site

Instituição desenvolveu uma plataforma segura, para arrecadar fundos para a manutenção dos atendimentos

 

Juntos podemos salvar vidas. Alcançamos muito mais. Realizamos mais. Podemos transformar a comunidade que vivemos! Nestes 70 anos de história, a Santa Casa de Votuporanga acredita no poder da união e da solidariedade. São características incontestáveis de nossa trajetória, que foi e segue construída com apoio de empresas, setores da sociedade e pessoas físicas.

A Instituição alcançou ao patamar de referência para toda a região e para o Estado de São Paulo porque é movida por amor à causa. Neste momento emergencial, mais do que nunca, todo auxílio faz a diferença para os pacientes que tanto precisam!

E sua doação pode acontecer da sua casa ou de qualquer lugar! Sem burocracia, totalmente seguro, confiável e com aquele objetivo de sempre: beneficiar os assistidos de 53 cidades da região!

O Hospital desenvolveu uma plataforma dentro do novo site, chamada Cuidar. Nela, é possível fazer contribuição em dinheiro. Toda arrecadação é utilizada no tratamento de Coronavírus e outras doenças de milhares de pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS)!

A ferramenta está disponível no cabeçalho do site, no ícone “Ajude a cuidar”. Ao clicar na imagem, você acessa uma nova página. “O site utiliza criptografia para realizar as transações, além de não salvar nenhum tipo de informação do doador. É totalmente segura”, explicou o gerente do Setor de Tecnologia da Informação, Daniel Martinez.

Os valores são transferidos para a conta do Hospital.  “Estamos vivenciando um novo cenário na saúde com a pandemia. Além da assistência, a gestão se torna ainda mais desafiadora com a queda de atendimentos particulares e convênios, receitas que são utilizadas para reduzir o déficit do Sistema Único de Saúde (SUS). Agradecemos cada auxílio, que reverte na manutenção de nossos atendimentos com qualidade e humanização”, destacou o provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana.

Continuar Lendo

Populares

Covid-19 em Votuporanga-SP

Acompanhe a situação do Coronavírus em Tempo Real -24h