Colunistas Dra. Kelin Kinsui

Qualidade de Vida

Dra. Kelin Kinsui

Olá queridos leitores da Folha Regional, o tema hoje é a qualidade de vida. Como viver melhor e evitar estresse, ansiedade e a tão temida Depressão.

Penso que o segredo do bem-estar está na otimização do tempo. O seu dia tem que ser divido em: trabalho, atividade física, família e lazer. Nós sempre devemos reservar 1 hora do nosso dia para uma atividade que nos proporcione muito prazer. Acredito que as atividades mais simples são as mais prazerosas, como cuidar de plantas, sentar para conversar com a família, brincar com seu cachorro, comer uma comida gostosa, dar atenção para as pessoas que procuram afeto, ouvir as histórias dos idosos, mesmo que por diversas vezes como se fosse a primeira vez. O idoso nos trás conhecimento e são pessoas que um dia nos deixaram saudades.

A religião tem uma parcela muito importante, pois gera muita sabedoria e equilíbrio, todas tem seu valor. Agradeça todos os dias por mais um dia. O sono tem que ser reparador, ele carrega as energias. Levante da cama e diga que você irá vivenciar o melhor dia da sua vida e com certeza será. E se por ventura acontecer alguma intercorrência, avalie o que poderia ter sido feito de outra forma, todos os momentos difíceis serão aprendizados futuros. Construa dias felizes mesmo nos momentos de tristeza. Fuja da rotina, faça coisas fora da agenda, momentos especiais não são programados. Nunca banalize a dor do próximo, devemos tratar as pessoas da mesma forma que gostaríamos de ser tratado, transmita amor.

Nós somos autores da nossa história, somente nós temos o controle da vida, não espere mudança do outro, a mudança está dentro de você. Substitua pensamentos negativos por momentos felizes, não deixe que os pensamentos negativos invadam a sua mente. Todos os dias em meu consultório presencio pessoas sofrendo por apresentar mágoas do passado ou de alguém. Segundo estudo recente, rancor, mágoa e raiva armazenadas geram doença. O perdão é um ótimo antidepressivo. Você não é perfeito e não devemos cobrar perfeição do outro. As pessoas são muito além do que seus erros. Devemos recomeçar todos os dias.

Gostaria de finalizar essa matéria dividindo a experiência da atividade física na vida dos pacientes. Pacientes que praticam atividade física fazem uso de menor quantidade de medicação e não precisa virar um atleta, 20 minutos de caminhada diária faz toda a diferença. Presenciei pacientes graves que reergueram da depressão após introduzir atividade física na rotina. A atividade física libera um calmante natural que gera sensação de bem-estar .

Então vamos caminhar hoje ???
Encontre sentido para a vida e reescreva sua historia!
Não existe dor que dure para sempre!
Você tem a obrigação de ser feliz!

Abraço leitores

Deixe seu comentário

Sobre o autor

Kelin Kinsui

Kelin Kinsui

Drª Kelin Kinsui é Médica Psiquiatra e tem formação em Programação Neurolinguística e Hipnose Clínica.