Luisa Comar

Maslow !

Abraham Harold Maslow, foi um psicólogo que se dedicou aos estudos das necessidades e das motivações humanas. Seus estudos influenciam a administração de empresas até hoje. O seu trabalho mais importante é a sua Teoria das Necessidades, conhecida também como Teoria das Necessidades de Maslow, ou ainda como Pirâmide de Maslow.

Para formular essa teoria, Maslow partiu do princípio de que todo ser humano tem necessidades a serem satisfeitas. Necessidades essas que podem ser de cinco níveis diferentes, quais sejam:

  • Necessidades fisiológicas – tais como: a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
  • Necessidades de segurança – que vão desde a simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa, até formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
  • Necessidades sociais – de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
  • Necessidades de estima – que passam por duas vertentes: o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros quanto à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
  • Necessidades de auto-realização – em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.

De acordo com a ideia de Maslow, os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada auto-realização plena. Segundo a sua linha de pensamento, o homem subiria tais degraus e, só estaria apto a seguir em frente, quando encontrasse condições plenas de realização no nível em que estivesse.

Quanto a esse último ponto, o economista chileno Manfred Neef apresentou contestações, dizendo que o nível de satisfação e a maneira como ela aconteceria no caso concreto seria variável e subjetiva a cada indivíduo. Tais afirmações são até hoje debatidas e, apesar de haver uma divisão acadêmica quanto ao assunto, o fato de que o homem tem tais necessidades e que elas são uma força motivadora poderosa para o seu desenvolvimento continuam sendo um baluarte da administração de empresas moderna.

Ou seja, possíveis críticas e releituras, não mudam a importância da Teoria de Maslow e nem a sua utilização na administração de empresas, até os dias atuais. Sendo utilizada principalmente:

  • Na Gestão de Pessoas, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho equilibrado e condições de desenvolvimento pessoal e profissional aos funcionários;
  • E também no Marketing, com o intuito de entender mais sobre o consumidor e as melhoras formas de abordagem do mesmo.

Finalizando, deixo uma frase de Maslow: “O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza – tem como ser mais atual?

Não perca a oportunidade de gerar crescimento para o seu negócio, utilize a Pirâmide de Maslow!

Deixe seu comentário


Recomendado para você

Sobre o Autor

Luisa Comar

Luisa Comar

Advogada por formação. Coach por vocação. Professora por missão. Escritora por paixão.

  • assine-folha.jpg
  • Estar-Bem-logo.png
  • alecrim1.png