Bianca Waideman Colunistas

Existe vida off-line?

Ontem fui em uma palestra sobre assuntos que gosto de estudar e queria ter um tempo para mim, então tive a difícil decisão de desligar o celular. Eu queria estar presente de verdade naquele momento e com a tela acendendo e cada vez uma nova notificação, definitivamente não dava. Mas isso me ocasionou um desconforto tão grande que me colocou a pensar.

Meu trabalho exige que eu fique on-line praticamente 24 horas e eu me acostumei com isso, se você me chamar agora no WhatsApp dificilmente demorarei mais que 10 minutos para te responder. Se eu demorar é porque estou te ignorando, acredite, ou na melhor das hipóteses, dormindo. Sim, eu vivo com o celular na mão e não me julgue uma viciada por isso, a vida que levo necessita que seja assim.

Mas ando sentindo uma necessidade urgente de estar off-line. Vivo rodeada de pessoas o dia todo, falo com dez, vinte ou mais pessoas no meu dia e tudo isso na frente de uma tela. Escrevo isso hoje, pois sei que não é uma realidade só minha e não tenho uma resposta, uma solução. Escrevo com intenção de provocação, de questionamento.

Como seria sua vida off-line? Será que eu ainda saberia viver sem um celular na mão? Receio muito que a resposta seja não. Tenho muito medo de não sabermos mais viver sem estarmos conectados o tempo todo, de não sabermos ser verdadeiramente redes sociais, grupo de pessoas em contato.

Essa nossa necessidade absurda de expor tudo nas mídias sociais, de postar instantaneamente as coisas que fazemos, faz com que esqueçamos de viver o real. Deixamos de lado coisas simples para viver sempre em função dessa exposição e quantas vezes nos passamos por quem não somos só para estar bem on-line?

E quando falo isso, estou realmente me incluindo, pois eu também sou exatamente assim. Já deixei de aproveitar momentos prazerosos porque estava ocupada demais na minha vida on-line e isso é muito grave!

Precisamos saber dosar as coisas e estar atentos aos riscos de não saber mais viver com os celulares desligados.

Deixe seu comentário

  • Estar-Bem-logo.png
  • assine-folha.jpg
  • alecrim1.png