Junte-se a mais de 5000 leitores inteligentes e receba a Edição Diária do Jornal Folha Regional no seu e-mail (é grátis)

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro! Após enviar, você precisará confirmar no seu e-mail a assinatura.

Blog do Alexandre Colunistas

Panorama Político – 04/08/2018

Santa Casa
Na quinta-feira o provedor da Santa Casa, Torrinha, recepcionou uma nova turma de futuros médicos do curso de Medicina da UNIFEV que farão internato no hospital. O provedor apresentou o hospital aos alunos e não deixou de comentar os números grandiosos do complexo.

7 dígitos
Os números chegam aos 7 digitos e impressionam. Torrinha contou que, somente no ano passado, foram realizados 2.154.284 atendimentos, aproximadamente seis mil pessoas por dia. As estatísticas referem-se a Hospital; SanSaúde; Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul; Consultórios Municipais; Farmácia de Alto Custo; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Mini-Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Serviço de Atendimento Especializado (SAE); CAPS – Álcool e Drogas e Policlínica. “Somos referência para 53 municípios de alta complexidade, abrangendo aproximadamente 500 mil habitantes”, ressaltou.

Internações
Em um ano, foram 12.806 internações, além de 85.589 consultas ambulatoriais. “Foram mais de 70 mil procedimentos de urgência e emergência, além de 647.137 exames”, afirmou.

Refeições
A Santa Casa de Votuporanga serve por dia 1.700 refeições, entre café da manhã, almoço, café da tarde, janta e ceia aos pacientes. Estes dados confirmam a necessidade do hospital para a região e principalmente do apoio dos munícipes à entidade, que somente com os recursos do SUS, não daria conta de manter todo este atendimento.

UNIFEV
A Unifev realizará no dia 14 de agosto a exposição Votuporanga: de boca do sertão à capital da educação, em comemoração ao aniversário de 81 anos do município. O evento terá início às 20 horas, no Auditório da Cidade Universitária, com a presença de autoridades, curadores, alunos e corpo docente convidados. A Fundação Educacional de Votuporanga comemorou 52 anos neste ano.

Sessão Solene
Nesta segunda-feira (6) acontece a Sessão Solene da Câmara Municipal em comemoração aos 81 anos de Votuporanga. Receberão os títulos de cidadão votuporanguenses: Dr. José Rubens Naime, Dr. Jorge Augusto Seba e ao advogado Dr. Jaime Pimentel. Também será homenageado Lázaro Modesto de Oliveira, o conhecido Lazão. A sessão tem início as 18h.

O retorno da raiva
Quem não tem o costume de vacinar os seus animaizinhos contra a raiva é bom ficar atento. A Secretaria da Saúde afirmou em nota que um morcego com a doença foi encontrado na Zona Norte da cidade. Segundo a nota, há 20 anos não era registrado um caso da doença em animais em Votuporanga.

Maioria aprova Neymar, será?
No último final de semana, o jogador Neymar foi o protagonista de uma propaganda da marca de aparelhos de barbear Gillette onde se pronunciou sobre toda essa comoção pós Campeonato Mundial de Futebol. Na internet, muitas pessoas criticaram a propaganda mas, em pesquisa realizada pela Toluna no dia 01 de agosto, os entrevistados declararam que gostaram da propaganda, com 33% se declarando satisfeitos e 28% muito satisfeitos com o comercial. Além disso, quando perguntados que nota dariam à peça publicitária, 27% dos respondentes deram a nota 10, enquanto apenas 7% deram uma nota mais baixa. A pesquisa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/2n43PGf

Deixe seu comentário

Sobre o autor

Alexandre Ferreira

Alexandre Ferreira

Jornalista e professor, também é formado em Gestão Pública pelo IFSC (Instituo Federal de Santa Catarina). Escreve sobre política e acontecimentos da cidade e região.