Junte-se a mais de 5000 leitores inteligentes e receba a Edição Diária do Jornal Folha Regional no seu e-mail (é grátis)

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro! Após enviar, você precisará confirmar no seu e-mail a assinatura.

Colunistas Luisa Comar

As 05 maiores dificuldades enfrentadas pelo profissional liberal

Entenda como superar cada uma delas!!

Quem me conhece sabe que sou da opinião de que todos os cursos de graduação deveriam ter em sua grade curricular algumas disciplinas de Direito, Administração e Contabilidade. Isso porque, pela experiência adquirida em meus atendimentos, a maioria esmagadora dos profissionais se forma sem saber como irá gerenciar o seu futuro negócio. E não se engane com a expressão “maioria esmagadora”, ela pode dar a impressão de que algumas instituições ou cursos auxiliam nessa jornada, mas a verdade é que os recém-formados que têm alguma noção sobre a gestão de um negócio, aprenderam em casa ou na pratica, trabalhando; visto que nem os estágios consideram muito esse viés de aprendizado, quem faz estágio, normalmente, aprende sobre a atividade fim e não como manter a empresa aberta.

Pensando nisso, no texto de hoje, eu trago as cinco maiores dificuldades de quem vai abrir um negócio, estude cada uma delas e fuja da cilada de fechar as portas logo nos primeiros meses.

  • Não saber como começar. As pessoas ignoram que há um jeito certo e legal de abrir um estabelecimento. Existem fases, pedidos, protocolos, enfim, muita burocracia envolvida. Mas isso não precisa ser um problema, com planejamento você passará por cada uma dessas etapas.
  • Desorganização. Aqui entra falta de organização quanto ao desenho da empresa (o que ela faz, para quem e porque, são perguntas básicas que você precisa responder antes de abrir o seu espaço), quanto ao tempo e até mesmo quanto aos procedimentos internos para que o negócio funcione no dia-a-dia. Novamente, sente e se organize, entenda como as coisas precisam acontecer para que a sua empresa saia do papel e crie um plano para que tudo sair corretamente.
  • Falta de gestão financeira. Sim, você quer saber do que irá entrar, mas antes disso, precisa entender quanto tudo irá custar e como fará para pagar.
  • Capitação e fidelização da clientela. Você precisa saber quem é o seu cliente, onde ele está e como você chegará até ele. Abrir um negócio sem saber quem irá comprar é uma grande fria, você corre o risco de produzir e não ter saída.
  • Falta de conhecimento na área. Ter um diploma é um atrativo sim, mas não entender como a teoria na funciona na pratica pode te colocar em algumas situações bem difíceis. E a verdade é que a graduação ensina, na maioria das vezes, sobre o deveria ser e não sobre o é. Fique atento, pensar fora da caixa é uma opção válida na maioria das vezes.

Agora é com você, use cada dificuldade da maioria como fonte de diferencial para você e para o seu negócio, acerte onde os outros erram e depois me conta como foi!!

Estou aqui na torcida!!!

Deixe seu comentário