Clínica Estar Bem: do sonho à referência no cuidado com o idoso

Com o crescente número da população idosa no Brasil, surge a importância de um olhar mais atencioso para os idosos, a fim de atender as suas reais necessidades. Pensando nisso, a Clínica Estar Bem oferece cuidado bio-psíquico-social, num espaço amplo, com toda a assistência necessária, atentos as particularidades de cada um, cuidando sempre com muito carinho e respeito os seus moradores.

A reportagem da Folha Regional conversou com a diretora e sócia da clínica, Luciana Zanetoni Ferreira da Silva, 37, enfermeira, especialista em neonatologia, gerenciamento de enfermagem, docência em saúde, geriatria e gerontologia, home care, saúde pública e mestranda em engenharia biomédica, que contou como surgiu a ideia de criar a clínica e sobre os serviços oferecidos.

A ideia da clínica de atuar com idoso nasceu logo após a sua formatura. Durante a época de faculdade, Luciana buscou se especializar em São Paulo na área infantil e após formada, se especializou em atendimento neonatal. Quando mudou para São José do Rio Preto, trabalhou no hospital de base com atendimento à bebês. Para complementar o horário que tinha disponível, Luciana viu uma vaga de emprego para trabalhar no Lar São Vicente de Paula, que é uma instituição filantrópica que cuida de idosos e isto lhe chamou a atenção. Seria uma experiência nova para a sua carreira. Motivada, lembrou-se da sua avó que estava acamada e que moravam juntas. “Não foi fácil, mas cheguei a cuidar de cem vozinhos, foram quatro anos de trabalho no Lar São Vicente de Paula”. Após mudar-se para Votuporanga, Luciana ainda trabalhou mais 6 meses no São Vicente de Paula, até se desligar para dar aulas em uma faculdade.

“No São Vicente de Paula, as dificuldades eram muitas, até para comprar uma simples gaze. A instituição precisava de muitas doações.” Luciana realizou diversos projetos e conquistou uma grande experiência. Também foi uma das pioneiras da criação da Creche Dia da instituição. Foi daí que surgiu o sonho de criar uma Clínica de Repouso, mas com uma realidade diferente. Aproveitando os conhecimentos adquiridos, ela começou a escrever o projeto da sua clínica de assistência da melhor idade. Luciana foi para os Estados Unidos e lá conheceu muitos projetos de clínicas e se especializou, buscando uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Em 2016, Luciana e o irmão, investiram no projeto e abriam a Clínica Estar Bem que hoje tem capacidade para atender 14 idosos.

Atualmente a clínica já tem fila de espera para novas vagas. Além da internação, a clínica tem a Creche Dia. “Nós temos uma Van que busca o idoso em seu domicílio para passar o dia aqui na clínica e participar de todas as atividades”. Os idosos que se interessarem em passar o dia na clínica podem pagar a diária ou fazer pacotes mensais.

Sempre buscando a reabilitação do paciente, restaurando e preservando sua capacidade funcional e sua qualidade de vida, a Clínica Estar Bem mantém uma equipe composta por diversos profissionais, entre eles, psicopedagoga, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga, equipe médica multidisciplinar especializada e enfermagem 24 horas com equipe especializada e supervisão em tempo integral. “Nós temos a colaboração de vários profissionais que trazem os seus projetos, temos ainda artesanato e yoga. A ideia é envelhecer com saúde, uma mente sã, um corpo são, uma dieta boa, tudo isso colabora para a redução das doenças da idade e o auxílio na redução dos sintomas de doenças como o Alzheimer”.

Lição
Luciana conta um dos fatores do sucesso da clínica em tão pouco tempo. “Em relação a tudo o que eu vejo e aprendi na minha vida, não importa o que for fazer, faça com amor. Se você colocar amor, você vai fazer bem feito e o resultado vai ser positivo. Se você visar só por motivos financeiros, você será um profissional frio e calculista e as coisas não serão retribuídas. Independente da área. Eu amo a minha profissão, eu não me vejo fazendo outra coisa. A enfermagem é o ato do cuidar. O profissional da enfermagem deve focar muito além do que ele ganha financeiramente, mas sim do que ele recebe de cada paciente, a gratidão, a evolução do seu estado de saúde, seja ele criança, adulto ou idosa, isso não tem preço”.

A Clínica Estar Bem está localizada em Votuporanga, com todo o conforto, carinho, respeito e atenção que a melhor idade necessita. Telefone: (17) 3422-8691; Rua Javari, 2697

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: