O Centro de Educação Ambiental, instalado no Zoológico Municipal de Rio Preto, está passando por uma reforma e se transformará em uma instalação modelo de sustentabilidade.
No local estão sendo contempladas iniciativas ecologicamente corretas com vistas à economia dos recursos naturais, incluindo itens sustentáveis.
Por ser um Centro de Educação Ambiental, a edificação deverá ser para o público visitante, o próprio exemplo educativo de iniciativas sustentáveis, como: diminuição de consumo de energia, reaproveitamento de água da chuva, uso de iluminação natural, ventilação natural nos ambientes, etc. A sustentabilidade urbana depende de ações em várias escalas e no caso das edificações, em particular, é preciso incorporar seus conceitos, princípios e diretrizes nos processos construtivos ou mesmo nas inúmeras possibilidades de adequações construtivas, como por exemplo, as reformas. Durante todo o período da reforma do Centro de Educação Ambiental o público pode visitar o espaço e entender um pouco dos itens que estão sendo contemplados neste projeto e os seus benefícios.
Práticas sustentáveis
A edificação já faz uso de iluminação natural por meio das janelas nos banheiros e salas, além das aberturas na varanda de circulação. As lâmpadas incandescentes existentes estão sendo trocadas por lâmpadas de LED que são de baixo consumo. Como a edificação possui janelas fixas na fachada, vamos substituir as janelas fixas por janelas de correr, criando uma ventilação cruzada, que promoverá a circulação de ar, higienização dos ambientes através da renovação do ar e diminuição da temperatura no interior dos ambientes. Para diminuir o consumo de água, foram colocados arejadores nas torneiras dos banheiros masculino, feminino e pne (acessível).
Os vasos sanitários dos banheiros masculino, feminino e pne (acessível) foram trocados por vasos com caixa acoplada de 3/6L. Dessa forma o gasto da água potável nas descargas será reduzido.Estão sendo instalados sensores de presença nos banheiros e na varanda. Com isso haverá redução do consumo de energia nesses ambientes. Está sendo instalado na edificação um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para o uso no viveiro de espécies ameaçadas de extinção ou para uso geral, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo, sendo uma alternativa eficaz para economizar água. Será instalado um viveiro de espécies ameaçadas de extinção. Sua função será proteger, exibir as principais espécies da flora que estão ameaçadas e conscientizar os visitantes para as questões ambientais e sustentáveis do planeta.