Ontem dia 11 de janeiro a secretaria de saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou a campanha de prevenção e controle da leishmaniose na área de abrangência do parque industrial.
A escolha foi determinada devido à alta ocorrência de leishmaniose canina.
Dos 141 casos da doença na cidade de Rio Preto no ano de 2019 e 2020, 22 concentraram-se neste local, ou seja, 16% do total de casos do município.
Luiz Feboli Filho, gerente da vigilância “Realizaremos simultaneamente a investigação de foco, avaliação ambiental, vacinação antirrábica e a castração, já que esses animais estão em área de risco para transmissão de leishmaniose”.
Os procedimentos são realizados pelos profissionais do CCZ com os técnicos de vigilância ambiental, além de agentes de saúde.
Portanto, todas as famílias do Parque Industrial, com animais cadastrados na lista de castração da comunidade, são convidadas a comparecer ao Centro de Controle de Zoonose.
Além disso, agentes de saúde cobrem toda a área de cobertura para cadastramento de animais, Feboli informa que “Nesta oportunidade, as condições ambientais das residências serão avaliadas”.
A campanha está prevista para acontecer em duas semanas, sem interromper os serviços de rotina do CCZ. Em caso de dúvida sobre a campanha, o cidadão pode ligar para a Zoonose, pelo telefone 3231-6494 ou a Ouvidoria da Secretaria de Saúde, pelo telefone 0800-770-58-70.
Secretaria de Comunicação/Saúde São José do Rio Preto.