Connect with us

Folha Esporte

Brasil bate recorde de medalhas e fecha Pan em 2º após 56 anos

Campanha brasileira na competição continental foi histórica, com direito a 55 medalhas de ouro, 45 de prata e ainda 71 de bronze

A delegação brasileira enviada para competir nos Jogos Pan-Americanos deixam a cidade de Lima com a melhor participação da história na competição continental. Com 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes, o Brasil superou o número de medalhas conquistadas nos Jogos do Rio de Janeiro e voltou a figurar na segunda colocação geral do quadro de medalhas após 56 anos.

A última vez em que o Brasil terminou o Pan-Americano atrás apenas dos Estados Unidos foi nos Jogos de São Paulo, disputados em 1963. Na ocasião, a delegação nacional somou 52 medalhas, sendo 14 de ouro, 20 de prata e 18 de bronze.

Até a competição em Lima, era também em território nacional, nos Jogos do Rio de Janeiro, que o Brasil havia acumulado o maior número de medalhas: 157, com 52 ouros. A quantidade de idas ao lugar mais alto do pódio foi superada pelo nadador Guilherme Costa nos 1.500 metros livres.

Dos 486 atletas da delegação brasileira, 236 (48,5%) deixam a capital peruana com ao menos uma medalha no peito, sendo 133 homens e 103 mulheres.

Além dos resultados positivos, o Brasil volta para casa com nove vagas diretas conquistadas para as Olimpíadas do ano que vem. Garantiram a ida às competições em Tóquio o handebol feminino e as equipes de hipismo (adestramento, cross-country e saltos).

As vagas individuais foram garantidas pela pentatleta Maria Iêda Guimarães, pelo tenista João Menezes e pelo mesatenista Hugo Calderano. Também estão confirmados na capital japonesa dois velejadores da classe 49er e um brasileiro do tiro com arco.

retorno ao segundo lugar do quadro de medalhas e a obtenção do maior número possível de vagas para as Olimpíadas de Tóquio eram duas das metas do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para os Jogos Pan-Americanos.

“Objetivos foram alcançados”, diz COB sobre atuação do Brasil no Pan

“Consideramos que os objetivos foram alcançados. O sarrafo para os Jogos de Santiago 2023 subiu”, afirmou o chefe de missão do Brasil na Lima 2019.

“Nosso objetivo foi consolidado para manter o Brasil em uma posição de destaque nas Américas”, observou o subchefe de missão do Brasil, Jorge Bichara. Ele ainda destaca que os comandantes do esporte brasileiro chegaram a Lima em busca de melhores resultados no atletismo, na natação e na vela.

De acordo com Bichara, a meta específica também foi atingida com as 30 medalhas conquistadas pelos nadadores, as nove obtidas pelos velejadores e os 16 lugares no pódio conquistadas pelos esportistas do atletismo.

Fonte: R7

 

Deixe seu comentário

Publicidade

Folha Esporte

Ciclista Votuporanguense é vice-campeã da 6ª Etapa da Copa Soul de MTB

Com essa classificação, Viviane Hara mantém liderança do campeonato e se aproxima da vitória

As atletas Viviane Hara e Juliana Morseli que representam a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Votuporanga/Unifev participaram com destaque da 6ª Etapa da Copa Soul de Mountain Bike, promovida no último domingo (18/08), na cidade de Sertãozinho. Viviane foi vice-campeã da etapa. Com essa classificação, a ciclista votuporanguense mantém a liderança do campeonato e se aproxima da vitória. Na ocasião, Juliana conquistou a 4ª posição na categoria Sport.

A atleta Viviane Hara foi vice-campeã da 1ª Etapa da Copa. Já na 2ª Etapa, a atleta ficou na 4ª posição; na 3ª, ocupou o 2ª lugar e foi campeã na 4ª e na 5ª Etapa da Copa Soul. O trajeto de destaque acompanhou Viviane, que se tornou vice-campeã da 6ª Etapa, acumulando pontos que a aproximam da vitória.

O percurso da prova foi desafiador, por conta da região montanhosa no trajeto. As etapas deste campeonato têm sido intensas e decisivas.

A última etapa da Copa Soul de Mountain Bike acontecerá no dia 20 de outubro, na cidade de Leme.

Deixe seu comentário

Continue Lendo

Folha Esporte

CBF libera e telespectador poderá acompanhar imagens do VAR

Em evento nesta segunda-feira, Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, deu uma entrevista trazendo mudanças do instrumento tecnológico

Em evento nesta segunda-feira (19), Leonardo Gaciba chefe de arbitragem da CBF, concedeu entrevista para fazer um balanço sobre o VAR no Campeonato Brasileiro, e anunciou que o telespectador poderá assistir a mesma imagem que os árbitros de vídeo estão analisando.

A imagem só começará a ser passada ao telespectador no segundo turno do Campeonato Brasileiro, na 20° rodada, ou seja, a primeira do returno. A entidade confirmou também que já existem conversas com os clubes para estes lances serem passados no telão, para que o público no estádio acompanhe e tenha o entendimento das decisões tomadas.

“O público terá ciência do motivo pelo qual o árbitro está tomando ou mudando uma decisão. O torcedor estará vendo o que ele está enxergando no seu monitor”, disse Gaciba.

De acordo com os números apresentados pela CBF, o índice de acertos em “lances capitais” com o uso do VAR é de 98%. Já sem o árbitro de vídeo, esta porcentagem diminui para 77,4%. O chefe de arbitragem disse que até a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, foram 88 erros em “lances protocolares”. No atual campeonato, até a 14ª rodada, foram apenas dez.

Foram 69 mudanças nas decisões em 139 jogos neste Campeonato Brasileiro. Sendo 15 impedimentos corrigidos para gol; 20 penalidades marcadas após a revisão e sete desmarcadas; três gols anulados por toque de mão; oito gols validados anulado por impedimento; cinco cartões vermelhos aplicados após a revisão e dois retirados; três erros de identificação corrigidos; dois adiantamentos de goleiros em pênaltis; e quatro faltas de ataque.

Em média, no Brasil se leva 1 minuto e 54 segundos para tomar uma decisão com o VAR, período bem acima do pedido pela FIFA, que é 1 minuto e 15 segundos.

Fonte: Vini Bonadie, do R7

Deixe seu comentário

Continue Lendo

Folha Esporte

Tite convoca seleção para Amistosos de Setembro

Ivan, da Ponte Preta é um dos goleiros convocados ao lado de Ederson do Manchester City, em lista com novidades. Seleção enfrentará Colômbia e Peru na próxima data Fifa. 

A seleção brasileira está convocada para a próxima rodada de amistosos, contra Colômbia e Peru, que acontece no início do próximo mês. Diante de alguns problemas, como a suspensão de Gabriel Jesus e a lesão de Alisson, e diante do processo de renovação que se faz presente desde o fim da Copa do Mundo da Rússia, a lista divulgada pelo técnico Tite tem algumas novidades. A começar pela posição de goleiro, em que Ivan, da Ponte Preta, e Weverton, do Palmeiras, foram convocados ao lado de Ederson, do Manchester City. 

Ivan, de 22 anos, a propósito, é um dos três presentes na lista que jamais vestiram a camisa da seleção principal. Além dele, receberam a primeira chance o atacante Bruno Henrique, de 28 anos, do Flamengo, e o zagueiro Samir, de 24 anos, da Udinese. 

Uma das dúvidas que antecederam o anúncio era com relação à presença de Neymar, mas Tite confirmou a convocação do atacante do Paris Saint-Germain que está recentemente recuperado de uma lesão no pé direito e não entra em campo em uma partida oficial desde o dia 6 de junho, quando a Seleção venceu o Catar em amistoso na cidade de Brasília. 

– Conversei com ele, levamos três aspectos. Qual era o momento dele, como ele estava. Ele disse que estava feliz, trabalhando há um tempo. “Não faço trabalho tático, pois é uma preparação da equipe”, disse. Perguntei emocionalmente sobre toda a situação: “Estou tranquilo, sei que há o encaminhamento e agora aguardo o PSG na definição”. E o terceiro aspecto era a ideia dele jogar antes, um tempo hábil para jogar, e um atleta do nível e da qualidade de Neymar, eu não vou prescindir como técnico – explicou o treinador durante a coletiva. 

A apresentação dos jogadores está marcada para o dia 1° de setembro, nos Estados Unidos. No dia 6, às 22h30 (de Brasília), em Miami, a Seleção enfrenta a Colômbia. No dia 10, às 23h30, em Los Angeles, o adversário será o Peru. 

Veja a lista: 

GOLEIROS 

  • Ederson (Manchester City) 
  • Ivan (Ponte Preta) 
  • Weverton (Palmeiras) 

DEFENSORES 

  • Alex Sandro (Juventus) 
  • Daniel Alves (São Paulo) 
  • Éder Militão (Real Madrid) 
  • Fagner (Corinthians) 
  • Jorge (Santos) 
  • Marquinhos (Paris Saint-Germain) 
  • Thiago Silva (Paris Saint-Germain) 
  • Samir (Udinese) 

MEIO-CAMPISTAS 

  • Alan (Napoli) 
  • Arthur (Barcelona) 
  • Casemiro (Real Madrid) 
  • Fabinho (Liverpool) 
  • Lucas Paquetá (Milan) 
  • Philippe Coutinho (Barcelona) 

ATACANTES 

  • Bruno Henrique (Flamengo) 
  • David Neres (Ajax) 
  • Roberto Firmino (Liverpool) 
  • Neymar (Paris Saint-Germain) 
  • Richarlison (Everton) 
  • Vinicius Junior (Real Madrid) 

FONTE: GloboEsporte.Com 

Deixe seu comentário

Continue Lendo

POPULARES