Bolsistas do Pibid promovem discussão acerca da imigração com alunos de escola estadual

Os bolsistas Débora Vicente, 25 anos, e Igor Fernandes, 23 anos, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Letras-Espanhol da UNIFEV, promoveram, durante todo o mês de abril, discussões acerca da imigração, com os alunos do Centro de Estudos de Línguas (CEL), que funciona em anexo à escola estadual Dr. José Manoel Lobo.

A atividade utilizou o filme mexicano El viaje de Teo, para abordar assuntos sociais e políticos polêmicos da atualidade. Dirigido por Walter Doehner, a obra conta a história de um menino de nove anos, que viaja por um destino incerto com seu pai. Juntos, eles cruzam como imigrantes ilegais a fronteira do México com os Estados Unidos.

“A iniciativa, além de tratar de um tema recorrente, propicia aos estudantes, a uma reflexão sobre os processos migratórios, apresentando aos jovens diferentes perspectivas, sem perder de vista o estudo da Língua Espanhola, bem como dos aspectos culturais do país em questão”, contou a docente responsável pelo projeto, Profa. Ma. Karina de Oliveira.

Para Débora, aluna do 7º período do curso de Letras-Espanhol, o trabalho lhe proporcionou uma nova experiência, que contribuiu muito para o seu amadurecimento profissional. “Para nós, bolsistas, foi enriquecedor. Afinal, a atividade nos permitiu sair um pouco do modo tradicional e trabalhar com assuntos transversais, o que gerou uma análise e compreensão de comportamentos e hábitos diferentes dos nossos ”, finalizou.

Similar Posts

%d bloggers like this: