O ano de 2017 já está marcado como a maior edição da história da APAS Show, maior evento supermercadista do mundo, que ocorreu de 02 a 05 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o evento bateu recordes de números. Da regional de São José do Rio Preto, cerca de 165 empresários do setor participaram do evento, acompanhados do vice-presidente e diretor de Regionais e Distritais da APAS, Renato Martins, e pelo Diretor da APAS Regional São José do Rio Preto, Marcos Rogetta.
“É um prazer anunciar que reunimos 719 expositores, ante os 686 participantes da última edição em 2016. Em volume de negócios, foram R$ 7 bilhões gerados – exatamente R$ 1 bilhão a mais em relação a 2016”, comemora Pedro Celso Gonçalves, presidente da APAS. “E as superações não param por aí”, completa.
O número de expositores estrangeiros também aumentou. A edição de 2017 contou com 239 estandes de 26 países, 52% a mais que o ano passado. Ao todo, foram 74.288 inscritos, número 4% superior à edição do ano passado.
“O desafiador e prazeroso trabalho de mais de um ano se traduziu em um evento de muito sucesso, confirmando o que já dizíamos, que a APAS Show é a maior plataforma de negócios do setor supermercadista”, destaca Pedro Celso.
Em seu primeiro ano à frente do evento, o diretor da APAS Show 2017 e vice-presidente da APAS, Erlon Ortega, ficou satisfeito e orgulhoso com o resultado. “Agradeço o apoio de toda a diretoria, associados e colaboradores da APAS. Foi uma edição com ótimas conquistas”, ressaltou.
O evento contou com a presença de varejistas, empresários e executivos da indústria. Atletas, celebridades, especialistas renomados e governantes, como o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Prefeito de São Paulo, João Doria, compuseram o quadro de convidados ilustres.
Com o tema “Empoderamento. Todos podem”, a 33ª edição do evento lançou o olhar para uma sociedade que se vê frente à conquista da liberdade por decidir e controlar o próprio estilo de vida nas relações de consumo.
“A Pepsico está em um momento diferenciado e a APAS Show 2017 é para nossa marca uma oportunidade estratégica para estreitar relacionamento com o varejista”, destaca Isabel Coutinho, gerente de Trade Marketing da Pepsico.
“A edição 2017 da APAS Show foi 90% superior em relação ao ano passado. O aumento de visitantes mostra acima de tudo um reaquecimento da economia. Sinal que a indústria está voltando a acreditar no Brasil”, diz Marcelo Alves, diretor da MM Foods Congelados.
“APAS Show é a única Feira que a nossa companhia participa há 15 ou 16 anos. Para nós, esse evento é um momento de fortalecimento de relacionamento com os clientes e parceiros, muito importante para nós”, afirma Marcio Soares, acionista da Companhia Nacional de Álcool.
“Por sermos uma marca do interior, a APAS Show proporciona maior visibilidade para nós. É o momento em que a nossa empresa realmente consegue abrir portas para o mercado em São Paulo”, analisa Reinaldo Sarro Júnior, analista de Trade Marketing da Bebidas Poty.
Congresso de Gestão APAS Show 2017
Paralelo à Feira, o Congresso de Gestão APAS Show 2017 também bateu recordes: foram 3.974 inscritos, número 8% superior ao ano passado, que participaram de mais de 60 palestras compostas por renomados executivos, empresários, consultores, políticos e celebridades de peso.
O economista Delfim Netto, professor catedrático de Economia Brasileira e de Teoria do Desenvolvimento Econômico, professor emérito da FEA/USP e presidente do Conselho Superior de Economia – Instituto Roberto Simonsen – Fiesp, comandou uma palestra inaugural, fechada para convidados, no dia 02 de maio, sob o tema “Empoderamento da Sociedade”.
Mais de 1.500 pessoas assistiram ao empreendedor Abilio Diniz apresentar o quadro sobre Liderança e Gestão. Outros grandes nomes estiveram presentes no Congresso. A temática “A interconectividade e o varejo no século XXI” trouxe nomes como Fabio Coelho, CEO do Google Brasil; Luiz Sergio Pires, diretor do Laboratório de Tecnologias Avançadas da Microsoft no Brasil; Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter no Brasil, e Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina. “Oportunidades e Vantagens Competitivas na Era do Empoderamento” e “Execução Eficiente Frente ao Empoderamento” serviram como pano de fundo para os painéis dos dias 04 e 05 de maio, respectivamente.
O prefeito da cidade de São Paulo, João Doria Junior, abriu o último dia de palestras do Congresso de Gestão da APAS Show 2017. Com o tema “Criatividade e eficiência na gestão pública”, o também empresário abordou, principalmente, a governança e o empreendedorismo – dois temas em voga nos primeiros meses de gestão à frente da maior cidade do país.
Outras apresentações foram realizadas no auditório principal e nos auditórios temáticos: Marketing e Consumidor; Capital Humano; Estratégia e Gestão; Comercial e Operações. O evento de Responsabilidade Social contou com apresentação de Marcos Frota, que há anos é engajado em projetos sociais a partir da realização do Projeto Circo Show.
Prêmio Geração de Negócios
Para mensurar os volumes praticados durante os quatro dias de evento, unindo indústria e supermercadistas, e para reconhecer os expositores detentores dos melhores resultados, a APAS Show inovou com o Prêmio Geração de Negócios, avaliado por critérios organizados nas seguintes categorias com os vencedores: Estande Mega (vencedor: Marilan Alimentos), Estande Médio (vencedor: Laticínios Porto Alegre), Estande Grande (vencedor: Câmara de Comércio Árabe Brasileira), Estande Pequeno (vencedor: Nexxto), Patrocinador (vencedor: Ambev).
Os critérios utilizados para a avaliação dos vencedores partiram de evidências como quantidade de negócios fechados durante o evento, agendamento de reuniões, rodada de negócios internacionais, entre outros.
Prêmio Stand APAS Show – POPAI
A APAS Show, em parceria com o POPAI Brasil, realizou no Grande Auditório do Expo Center Norte mais uma edição do Prêmio Stand APAS Show – POPAI. Avaliados por um corpo técnico composto por mais de 20 jurados especialistas em design, arquitetura e sustentabilidade, os estandes participantes foram selecionados de acordo com a estética, o conceito e a forma como a estrutura foi construída.
Confira a lista de vencedores no link.
Programa Trabalho Novo
A APAS Show 2017 foi palco da assinatura de uma parceria entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Prefeitura de São Paulo e a Sodexo, para viabilizar o Programa Trabalho Novo, que visa empregar, até o dia 31 de dezembro, 20 mil moradores de rua.
Arena da Gestão Falconi | APAS
Uma das grandes novidades da APAS Show 2017, maior evento supermercadista do mundo, foi a Arena da Gestão Falconi | APAS, cuja programação incluiu palestras sobre operações eficientes que geram produtividade e alcance dos resultados planejados no varejo. Com ampla experiência e atuação no mercado, os palestrantes, sócios e consultores da renomada consultoria apresentaram dicas para um planejamento eficaz, que resultará em melhores resultados.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.415 associados, que somam mais de 3.160 lojas