A atividade contemplou uma contação de histórias, que incluiu a encenação de um episódio do “Sítio do Picapau Amarelo”, famosa série de literatura infanto-juvenil brasileira, escrita por Monteiro Lobato. O autor é tradicionalmente homenageado no dia 18 de abril, data de seu nascimento e que, desde 2002, figura no calendário oficial do país como Dia Nacional do Livro Infantil.
De acordo com a coordenadora pedagógica da APAE Votuporanga, Sônia Catarina Amâncio, ações como esta “contribuem não só para um aumento do conhecimento e do vocabulário dos alunos, como também proporcionam vivências que os colocam em contato direto com a cultura e a literatura brasileiras”. “Nós, da APAE, temos realizado esse trabalho anualmente e percebemos que essa é uma atividade funcional. Os alunos saem das dependências da escola e se veem incluídos no meio social por meio de uma atividade lúdica e que estimula o desenvolvimento mental e pessoal de cada um”, conclui.
Para a bibliotecária Thayane Cobacho de Oliveira, da Biblioteca Municipal “Castro Alves”, este tipo de iniciativa “é de suma importância para promover a inclusão social no espaço da biblioteca”. “A Biblioteca Municipal é um espaço de todos e para todos, independentemente de qualquer limitação física ou mental. Nosso acervo conta com livros acessíveis e em diversos formatos para que todos possam se utilizar deste local da melhor maneira possível”, ressalta.