Animais de estimação geram benefícios à saúde

Dra. Cíntia Maria Garcia Marchi Bicudo, explicou como esse convívio pode fazer bem

Ter um animal de estimação em casa, às vezes, pode até gerar um pouco de trabalho, tem as despesas, os cuidados necessários, muitas vezes se tornam quase um filho, no entanto, manter um cachorro em casa pode gerar diversos benefícios à saúde. A médica dermatologista da Santa Casa de Votuporanga, Dra. Cíntia Maria Garcia Marchi Bicudo, explicou como esse convívio faz bem para a saúde.

Dra. Cíntia destacou que além da companhia, eles estimulam a prática de exercícios físicos, afastando o sedentarismo e desenvolvendo o senso de responsabilidade e a comunicação. “O vínculo afetivo criado libera endorfina ao cérebro, que dá sensação de alegria e bem-estar, o que culmina com o controle da pressão sanguínea, diminuição do estresse e melhora da qualidade do sono.”

Muitos hospitais já utilizam a visita de cães como método auxiliar no tratamento de seus pacientes. “Esse potencial terapêutico se aplica, principalmente, em crianças e idosos, proporcionando menor sofrimento e menor propensão à depressão, contribuindo para a sua recuperação.”

Ao contrário do que se imagina, crianças com predisposição a alergias também podem se beneficiar com a presença de um animal de estimação, diminuindo a incidência de doenças alérgicas, devido ao equilíbrio emocional alcançado e estímulo ao sistema imunológico. “Porém alguns cuidados devem ser tomados quando a alergia aos pelos do animal for confirmada por testes alérgicos, como evitar a presença do cachorro no quarto da criança, optar por animais de pelos curtos, evitar o contato próximo do animal com as vias respiratórias da criança, além de manter os pelos sempre limpos, evitando o acúmulo de ácaros na pelagem do animal.”

A médica reforça que a convivência com um animal de estimação, dentro de cada realidade familiar, pode trazer grandes ganhos para a saúde dos donos. “Desde que o animal esteja saudável, sua presença é benéfica e colabora para uma melhor qualidade de vida.”

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: