O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Votuporanga deu exemplo de Política de Humanização para os hospitais e demais AMEs da região. A gerente administrativa Marilza Cardi e a analista de Recursos Humanos, Jéssica Escremin, estiveram no Departamento Regional de Saúde, de São José do Rio Preto, para apresentar Plano Institucional de Humanização (PIH).
O Plano foi elaborado com base na Política Nacional e Estadual de Humanização pelo Centro Integrado de Humanização e ações desenvolvidas serão acompanhadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
O GTH é formado por diversos representantes de áreas diferentes do ambulatório. O grupo é responsável por monitorar a implementação das atividades e avaliar a demanda do AME seguindo as políticas nacionais e estaduais.
Os projetos envolverão todo Ambulatório, de acordo com a demanda. “O plano pode ajudar a reconhecer quais dificuldades temos e pensarmos em ações que possam melhorar ou mudar este quadro, visando a melhoria de processos, fluxos, valorização do colaborador, entre outros aspectos”, contou Jéssica.
O Plano Institucional de Humanização foi elaborado pela primeira vez em 2014, sendo atualizado anualmente. Dentre as ações realizadas, a realização de encontro com atenção básica, orientações aos condutores de transporte público, criação do espaço lúdico na unidade, bebedouro na parte externa, cartilha do AME, grupo de gestantes e promoção do Seminário de Humanização para os profissionais de saúde.
“A humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa alteração transforma o modo como usuários e colaboradores se interagem. Tem como um dos seus principais objetivos fornecer melhor atendimento e temos este compromisso diário, de aperfeiçoar continuadamente a qualidade dos serviços”, ressaltou a gerente Marilza Cardi.
II Seminário
Nesta sexta-feira (9/6), é comemorado o Dia Nacional da Humanização. Para marcar a data, será realizado o II Seminário de Humanização no próximo dia 22, no Espaço Unifev Saúde. Entre os temas debatidos estão: a importância do trabalho em rede, encontro com os condutores de transporte público, projeto terapêutico singular desenvolvido no AME de Votuporanga e alta hospitalar. “É muito gratificante compartilharmos experiências com outros profissionais, contribuindo ainda mais com a elaboração do nosso Plano Institucional, valorizando este contato entre paciente e colaborador”, afirmou Marilza.
As inscrições devem ser feitas até o dia 19, no RH do AME, pelo telefone 3426-6000 ou via e-mail:rh2@santacasavotuporanga.com.br.