A auto-estima está muito ligada a proatividade, e esta é uma característica a ser
buscada por todo funcionário de uma empresa. Mas quais as vantagens de se ter um
profissional proativo em nosso meio de trabalho ou em nosso meio comunitário?
A qualidade de tomar iniciativa na empresa é característica típica do proativo, seja na
criação de projetos, resolução de problemas ou organização de suas tarefas visando
não só a harmonia do processo, mas sua qualidade.
O fazer de ultima hora, em cima de hora, sem planejamento e regras, sempre lembra
improvido e gerenciamento de baixa qualidade. Isso é uma prática lesiva a toda
empresa. Uma hora ou outra os péssimos resultados aparecerão.
Como dizia Abraham Lincoln, “pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se
enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.”
A execução de atividades sem esperar o pedido superior, com a busca de novos
desafios e busca por melhores resultados, faz com que o profissional proativo, se
destaque no meio.
Ao contrário do que muitos pensam, esse profissional não quer passar por cima dos
colegas, gestores e líderes. Na verdade, ele toma a iniciativa, veste a camisa da
empresa e tem coragem para prever e enfrentar novos desafios.
E, em um ambiente de trabalho rico em especializações, repleto de profissionais
competentes e de origens diversas, o destaque se consegue pela pesquisa constante,
realizando cursos, oferecendo a transmissão e o intercambio de experiências, de
conquistas e de fracassos que possam nortear outras pessoas.
Pessoas que conseguem trabalhar em conjunto sabem como administrar conflitos,
constroem confiança um ao outro e também promovem inovações dentro da empresa.
O proativo cria estratégias para fidelizar clientes, evitar inadimplências, estimular
senso de autoestima e valorização de parceiros, que veem na empresa oportunidades
de negócios.
Além de todos esses benefícios, as pessoas proativas também conseguem destaque e
visibilidade de seus gestores, fazendo parte da conquista do time. Um líder de verdade
sempre faz com que o exemplo seja sua principal ferramenta para desenvolver
determinado comportamento em seus comandados.
As qualidades essenciais de uma pessoa proativa estão relacionadas à antecipação de
demandas, conhecimento da cultura organizacional da empresa, entendendo normas
de conduta, valores e crenças da organização.
Se especializar é sempre muito bom. Buscar as pós-graduações, os mestrados
acadêmicos ou profissionalizantes, se envolver com a atualização de conhecimentos,
proporcionar o aparecimento de oportunidades, que estimulam novos voos
profissionais e de relacionamentos.
Fica algumas dicas para aqueles que querem exercitar sua proatividade:
– Exercite diariamente sua Capacidade de Observação;
-Tomar decisões sem distanciar dos objetivos da empresa, mostrando fidelidade
a missão original da instituição.
– Aprenda a Trabalhar em Equipe, oferecendo seus conhecimentos e também
estando aberto a receber sugestões e opiniões dos colegas;
– Respeite os Limites dos Outros, lembrar de que cada um tem suas
competências e um próprio tempo para executar as tarefas;
– Respeite seus Próprios Limites, buscando conciliar seu trabalho com as
demandas extras, de maneira assertiva.
– Ame o que faz.
Há muito tempo tem se buscado as assertivas para o sucesso, mas tenho concordado
cada vez com Albert Einstein quando dizia, “Esforce-se para não ser um sucesso, mas
sim para ser valioso”.