Equipe permanecerá nesta quinta (12/7) e sexta-feira (13/7) na Praça São Bento para o cadastro de mulheres interessadas em fazer o exame; atendimentos iniciam na próxima semana
A ação é viabilizada pela Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde e pela Câmara de Vereadores, através do vereador Giba, responsável pelo retorno da carreta ao município.
Nesta semana, para o agendamento da data e do horário do exame, as mulheres devem comparecer a Praça São Bento, das 8h às 15h, apresentando os documentos originais e cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Elas devem ter obrigatoriamente idades entre 40 e 69 anos e não podem ter feito a mamografia há menos de um ano.
Para o atendimento das mulheres cadastradas nesta quinta e sexta-feira, a Carreta permanecerá em Votuporanga nos dias 19, 20, 23, 24, 25, 26, 27, 30 e 31 de julho. O local está sendo definido e será divulgado nos próximos dias, embora, a previsão é de que a Unidade Móvel atenda próximo ao Assary Clube de Campo, na Avenida João Gonçalves Leite, onde ocorrerá o 5º Congresso Internacional de Educação. O horário de atendimento será das 8h às 16h.
Cadastro nas Unidades de Saúde
Os agendamentos para as pacientes também já podem ser realizados nas unidades de saúde, de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, para os atendimentos da Carreta que serão realizados de 1º de agosto a 28 de setembro (conforme programação definida para cada unidade de saúde).
Do mesmo modo, para o cadastro, as mulheres devem procurar a unidade de saúde a que pertencem com as cópias dos documentos pessoais.
Mamografia
A mamografia identifica o câncer quando ainda não é palpável em um exame clínico ou através do autoexame realizado pela paciente. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido.
Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.