Ação de saúde atenderá mulheres da Vila Carvalho nesta quarta

2 minutes, 59 seconds Read
Na próxima quarta-feira (10/5), uma ação voltada à saúde da mulher será realizada no Centro Comunitário da Vila Carvalho por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, das 8h30 às 12h. Neste dia, as mulheres do bairro poderão fazer exames preventivos ao câncer do colo de útero (papanicolau), solicitar mamografias, além de serem vacinadas contra a gripe (somente mulheres que estejam incluídas em um dos grupos prioritários apontados pelo Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe deste ano).

Para participar dessa intervenção que é gratuita, é necessário apresentar cartão SUS, CPF e RG.

O agendamento de mamografias será oferecido para mulheres com indicação médica e para aquelas inseridas no Programa Mulheres de Peito, na faixa de idade de 50 a 69 anos. Em Votuporanga, no ano de 2014, o município registrou dez óbitos por câncer de mama; no ano seguinte seis mulheres morreram vítimas da doença e em 2016 este número caiu para 4. “Ano a ano o número de mortes por câncer de mama vem diminuindo em razão da sensibilização diante do câncer de mama, uma doença temida pelas mulheres por causa da alta incidência e dos efeitos psicológicos”, explica a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde do município, Karen Silva.

Câncer de Colo de Útero

O câncer do colo do útero é uma doença que se desenvolve de forma lenta, embora, as alterações nas células que desencadeiam o câncer podem ser descobertas por meio do exame preventivo (papanicolau). A principal causa é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), com alguns subtipos de risco e relacionados a tumores malignos. 

Para a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde do município, Karen Silva, o câncer de colo de útero tem cura quando diagnosticado precocemente. “Por meio do diagnóstico precoce e o tratamento adequado as chances de cura chegam a  praticamente 100%”, explica. Todas as mulheres entre 25 e 64 anos que tiveram ou estão sexualmente ativas devem ser submetidas ao papanicolau. 

Vacina HPV

Desde 2014, como método preventivo, meninas de nove a 14 anos de idade passaram a ser vacinadas contra o HPV na rede pública de saúde. Dois anos depois, o Ministério da Saúde incluiu os meninos de 12 e 13 anos no calendário de rotina.  O governo federal espera proteger e prevenir as meninas contra o câncer de colo do útero e os meninos contra os cânceres de ânus, pênis e gargantas. Em Votuporanga, as unidades de saúde possuem oferta desta vacina para serem administradas conforme o novo calendário vacinal de rotina.  

Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no mundo, responsável por mais de 20% de novos casos por ano. A doença é hoje o principal causador de mortes de mulheres brasileiras. Dados da Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer, mostram que entre 2008 e 2012 o número de óbitos por câncer de mama cresceu 14%.  

O exame das mamas pela própria mulher não é recomendado como estratégia isolada de detecção precoce do câncer de mama. “O exame físico das mamas, realizado pelo médico ou enfermeiro qualificado, e a mamografia é a combinação mais adequada e eficaz para a detecção precoce do câncer de mama”, recomenda a enfermeira.

Similar Posts

%d bloggers like this: