A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tem apoio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Assistência Social (CMAS) e das Secretarias de Trânsito e da Educação.
O cronograma segue durante toda a semana com trabalhos desenvolvidos em escolas municipais onde são esclarecidas diversas dúvidas e distribuídos materiais informativos a respeito do tema. A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criada para elucidar o dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal Nº 9970, de 17 de maio de 2000, como o Dia Nacional de Combate à essas práticas.
O Creas possui um programa de acolhimento de vítimas e seus familiares que atende de forma especializada e continuada. Entre os objetivos do órgão estão promover trabalhos de busca ativa e mobilizar a sociedade no combate e prevenção de diversas formas de violência.
Registros
Neste ano, o número de vítimas registrado no Creas é de 98 crianças e adolescentes, sendo 12 relacionados à exploração e 86 referentes à abuso sexual. A equipe técnica do órgão também realiza acompanhamento de 89 famílias.
O Creas fica na Rua Leonardo Commar, 1.683, na esquina com a Rua João Eugênio Barbosa, no Jardim Santa Iracema. O telefone é (17) 3421-6892.