A concorrência desleal com o nosso comércio

A livre concorrência é fator importante para o crescimento da economia de mercado. Entretanto, na disputa pela clientela e pela ampliação de mercado, prática comum no sistema capitalista, deve haver certas restrições para preservar a lealdade empresarial, evitando assim, a concorrência desleal e todos os malefícios que essa prática acarreta.
Importante destacar um fato que tem ocorrido com certa frequência em nossa cidade e que tem prejudicado o comércio local. Trata-se da participação de empresas de outras localidades, que aqui “comparecem” apenas em momentos comerciais pontuais e favoráveis, buscando colher apenas o bônus da atividade empresarial, sem arcar com o ônus.
Essas empresas normalmente se utilizam do nome e da imagem de alguma instituição beneficente da cidade, para atrair uma maior participação da população local e aumentar a sua lucratividade.
A prática tem se caracterizado numa concorrência desleal com as empresas legalmente estabelecidas na cidade, que aqui pagam seus impostos, geram empregos e rendas, e durante todo ano enfrentam as inúmeras dificuldades da atividade econômica, auxiliando também na manutenção dessas mesmas instituições beneficentes.
A Associação Comercial de Votuporanga está bastante atenta e, numa recente reunião com representantes das entidades beneficentes locais, expôs essa preocupação, solicitando que eventos dessa natureza sejam realizados exclusivamente com empresas da cidade.
É importante destacar que não se busca uma reserva de mercado, mas tão somente assegurar uma concorrência leal, pois essas empresas que aqui comparecem em situações pontuais, se aproveitam de situações favorecidas, não geram empregos no nosso município e não possuem qualquer comprometimento com os consumidores locais, uma vez que ao final do evento retornam para suas cidades, deixando o nosso comércio à deriva.
Proteger as empresas locais de uma concorrência desleal é de extrema importância, pois preserva a economia da cidade, os empregos dos nossos munícipes e até os investimentos públicos realizados com os recursos decorrentes dos impostos recolhidos pelo nosso comércio.
Outro ponto que merece especial destaque é que não somos contra nenhuma empresa de outra localidade que venha se instalar em nossa cidade, situação que sempre terá o nosso apoio. O que não podemos aceitar é que certas empresas aqui compareçam apenas em eventos pontuais e se aproveitem de situações comerciais extremamente favoráveis. Entendemos que a empresa que tem como objetivo comercializar produtos em nossa cidade, deve se estabelecer no nosso comércio e cumprir rigorosamente todas as obrigações legais e inerentes da atividade.
O mesmo se aplica às chamadas “feirinhas”, que são realizadas em algumas cidades da nossa região, em muitos casos com empresas e produtos de origem duvidosa, o que prejudica não só o comércio regional, mas também os consumidores.
Portanto, a Associação Comercial de Votuporanga fará tudo que for necessário para impedir essa prática devastadora e desleal com o comércio local, visando proteger não só as empresas locais, mas os empregos dos nossos cidadãos, no que esperamos contar com o apoio dos representantes das nossas entidades e das autoridades constituídas da nossa cidade.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: