A atuação médica na equipe multidisciplinar do Home Care

author
1 minute, 51 seconds Read

A equipe na área de Home Care deve ser multidisciplinar, sendo que resgatando um pouco sobre a formação dos profissionais de saúde que prestam essa modalidade de assistência, cabe destacar que a grande maioria vem da saúde pública.
A saúde pública tem suas origens na medicina preventiva ou social com forte influência epidemiológica. Médico, segundo a resolução nº 1668 do conselho federal de medicina publicada em 3 de junho de 2003, tem como atribuição principal, a coordenação da equipe multidisciplinar e a eleição de pacientes a serem contemplados por este regime de internação, e também a responsabilidade pela manutenção da condição clínica dos mesmos.
É este profissional que avalia e indica a modalidade domiciliar, sendo responsável pelo programa da mesma maneira que no hospital. No caso do o paciente que está inserido no ambiente hospitalar, cabe ao médico titular dele indicar e autorizar a alta para o Home Care, podendo continuar ou não prestando assistência para esse paciente na residência.
Esse profissional é quem indicará qual o caso ou procedimento por meio de prescrição médica se a indicação será clínica para internação hospitalar ou se pode ser considerada indicação para internação domiciliar, desde que o paciente se enquadre nos critérios de inclusão. O custo/benefício para a fonte pagadora precisa ser vantajoso, a segurança física e mental do paciente, dos familiares, dos cuidadores informais ou formais necessita ser favorável, além disso, é fundamental que exista o consentimento escrito dos envolvidos no processo.
O médico também pode atuar junto as operadoras de planos de saúde e também internamente nas empresas prestadoras de serviços domiciliar como coordenador de serviço. Em nenhuma hipótese o médico coordenador pode assumir como seu, o paciente encaminhado para o programa domiciliar. O médico assistente tem sempre a primazia de continuar cuidando do seu paciente.
Quando houver necessidade de especialistas atenderem em domicílio, pode ser solicitado sem problemas a visita do médico, as especialidades mais comuns a serem requisitadas são: geriatria, ortopedia, clinico geral e cardiologista.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: